segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aprendendo a Aprender

Hoje na aula de filosofia que tive meu professor falou sobre que na ditadura não se ensinava filosofia nas escolas afim de que as pessoas não procurassem conhecimento, já que a filosofia é a disciplina que induz as pessoas a questionarem. Então com isso as pessoas se acostumaram a não questionar, a não pensar. Disse também que hoje em dia as pessoas vão lá e aprendem matemática, química, física... e até pensam "por quê estou estudando isso", mas vão lá e estudam para as provas, sem saber do valor de aprender tais coisas e engolindo a dúvida. Então há a filosofia para te ensinar o valor do conhecimento.
Enfim, ele falou sobre como a ditadura afetou a busca pelo conhecimento das pessoas. Mas eu não quero exatamente falar sobre esse fato, mas como é que as pessoas se desinteressam por aprender sobre o mundo e se contentam com a vida alienada que têm.

As pessoas(maioria) não querem aprender, têm preguiça, vêem conhecimento como "coisa de escola, algo chato". Mas a escola tão chata que vemos têm o seu lado bom exatamente no lado chato. Enquanto a pessoa continua aprendendo por obrigação, e estudando o suficiente apenas para atingir a média e ficar feliz por passar de ano, ela passa a ver a escola como algo desagradável, pelo menos as aulas, exercícios e lições.
Não vou negar que fazer exercícios e ter que tirar um tempo do seu tempo livre para estudar é desagradável, mas isso é apenas uma parte existente do aprendizado.
Mas quando você aprende por querer aprender, é ótimo. Mas para fazer isso a pessoa tem que parar de ver a escola como algo chato, mas não fazendo isso pensando no recreio divertido com os colegas ou os bilhetinhos durante a aula, a pessoa simplesmente deve ir à escola querendo aprender não para tirar boas notas, como a mamãe e papai sempre disseram, mas querer aprender para explicar tudo ao seu redor. A melhor forma de começar a fazê-lo é por química, que explica coisas mais comuns do nosso dia-a-dia, mas a pessoa deve fazer isso querendo explicar as coisas.
Quando a pessoa continua a aprender mesmo com o método citado acima, a pessoa deve querer explicar tudo, e ver que é legal e parar de pensar que é mais legal fazer outra coisa. Sim, há outras coisas mais legais, mas é interessante você também estudar e poder explicar isso, e mais legal ainda quando você conversa sobre isso com outras pessoas, afirmo isso por experiência própria.
Quando a pessoa já consegue explicar quase tudo que vê através do conhecimento e não através de "porque deus quis", a pessoa passa a ter uma imensa facilidade e vontade de aprender mais e, com isso, torna-se alguém com menos mistérios e dúvidas em sua vida.

Nenhum comentário: